Seja bem-vindo ao blog de Gustavo Teixeira. Hoje é

Solo de Samba Metal por Gustavo Teixeira

Solo livre de Pratos por Gustavo Teixeira para AGEAN CYMBALS - TURQUIA

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Matricule-se já no Curso de Bateria Gustavo Teixeira - Vagas limitadas!




(22) 2773-4776 – msn:gustavotbatera@hotmail.com



Curso de bateria

Vantagens do curso de bateria Gustavo Teixeira



Conhecendo um pouco da trajetória



O curso de bateria Gustavo Teixeira começou em julho de 1993, e em pouco tempo ficou reconhecido na cidade e em toda Região, onde muitos alunos e até mesmo professores de conceituadas escolas de música vieram fazer aulas para aprimoramento.

O curso é o único que oferece ao estudante tudo que ele realmente precisa para se tornar um baterista completo. Sendo o único baterista da cidade que têm carteira de músico profissional em teoria musical e especialização em gênero pop, ou seja, trabalha com todos os estilos musicais. È o único em que o aluno obtém certificação teórica reconhecido pela O . M.B, em todo o Brasil. Já estudaram mais de 430 alunos.

Gustavo Teixeira têm experiência em shows, gravações em estúdio e mais de 15.200 aulas registradas. Já trabalhou com os principais artistas e músicos da Região, com atuações na capital e toda Região Norte Fluminense, além de já ter concorrido a concursos de músicas na capital e em âmbito nacional. A prioridade estabelecida em todo o curso é o aprendizado sério e abrangente, sempre atualizado e acima de tudo eficaz, para que o estudante possa se satisfazer como baterista, afim de possibilita-lo a evolução musical, não só como baterista, mas como também músico! A meta é sempre atingir o melhor pra o aluno, por isso que existe sempre wokshop`s e palestras periódicas para complementar as aulas em sala de aula.

Atualmente o curso dispõe de várias opções de estudo, desde o uso avançado de pedal duplo, como a especialização em todos os ritmos. Além de ter ainda opções de escolha, como por exemplo: estudo para baterista de igreja, baterista de estúdio e baterista de atuação ao vivo ou em ambos. Tudo isso o estudante pode escolher na hora da matrícula, mediante a uma prova técnica e teórica para estabelecer em que nível deverá ingressar.



Equipamentos



Equipamento digital

O curso agora conta com computador, no qual o aluno agora pode ter aulas com gravações em tempo real, ou seja, os exercícios passados nas aulas são adicionados ao computador, que auxilia o aprendizado mais rapidamente, sendo assim o aluno acompanha os ritmos e exercícios dados em aula, em tempo real!



Além desse recurso de gravação o aluno têm o direito de ter uma pasta com seu nome, e com seus exercícios gravados em HD, desde modo o aluno, poderá trazer um cd para fazer um backup de seus estudos e levar para casa, onde poderá estudar a hora que quiser!



Todo aluno terá direito a estudar com sequenciamento de músicas, onde em pouco tempo obterá os melhores resultados em relação ao: andamento, precisão, musicalidade e feeling.



Os alunos mais disciplinados e mais freqüentes terão direito a gravação gratuita de um cd, onde o mesmo poderá ser parte de uso para estudos futuros, ou até mesmo para demonstração de sua evolução, ou ainda simplesmente para mostra para seus pais, amigos, etc.



Além de estudar bateria o aluno terá cursos sobre tecnologia musical, que hoje em dia é pré-requisito, se tratando de profissionalismo! Desde modo o aprendizado será dado em cursos de grupo ou Workshop`s. neste curso serão abordados temas sobre assuntos básicos de áudio e computação na música. Além é claro de certificado ao final do curso!



Equipamento usado para estudos dentro da sala de aula



O equipamento usado em sala de aula será cedido pelo curso, como por exemplo: as baquetas que o aluno usará para estudar em sala de aula, material didático complementar, ou seja, livros, apostilas e exercícios para uso interno. Fone de ouvido profissional para uso nas aulas práticas.



Apostila para estudos fora da sala de aula



As apostila que serão adquiridas por R$15.00, serão usadas em sala de aula e fora dela, no total são 12 apostilas, sendo usadas de maneira cronológica desde modo:

Apostila do nível 01 – iniciação ao estudo da teoria musical aplicada na bateria parte 1



Apostila do nível 02 – iniciação ao estudo da teoria musical aplicada na bateria parte 2

Estudo do primeiro quadrante dos rudimentos



Apostila do nível 03 – estudo aplicado da coordenação motora para bateria parte 1

Estudo do segundo quadrante dos rudimentos



Apostila do nível 04 – estudo aplicado da coordenação motora para bateria parte 2

Estudo do terceiro quadrante dos rudimentos



Apostila do nível 05 – estudo aplicado da dinâmica com o uso de acentuações.

Estudo do quarto quadrante dos rudimentos



Apostila do nível 06 – estudo aplicado do uso do drag, rufo de pressão e acentuações



Apostila do nível 07 – estudo aplicado das tercinas (quiálteras de três) em ritmos e coordenação.



Apostila do nível 08 – estudo aplicado das quiálteras de meio tempo em ritmos e coordenação aplicada



Apostilas extras



Apostila de Samba – estudo aprofundado do samba e suas vertentes, aplicadas no mundo moderno da música.



Apostila de Ritmos – estudo rápido dos principais ritmos do mundo moderno, e idéias de aplicações em diversas situações, como por exemplo: o uso desses ritmos na igreja, em shows, em gravações de estúdio, em gravações ao vivo, etc.



Apostila de pedal duplo e bumbo duplo – apostila completa para quem quer realmente aprender a usar esses dois recursos, que hoje são quase que imprescindíveis na música moderna. Além de estudar resistência, coordenação motora avançada e a técnica inédita no Brasil, “técnica do espelho”, na qual o estudante têm completo domínio sobre os membros inferiores e superiores.





Apostila de afinação de bateria - desenvolvimento, conhecimento e aplicação de técnicas para serem usadas no dia-a-dia, ou em situações profissionais, com a intenção de melhorar e facilitar o conceito de afinação.



Preparação dos alunos para atuações em bandas, igrejas e estúdio.



Os alunos têm a grande vantagem de contar com todo apoio técnico profissional, para que possam exercer suas atribuições como bateristas nas mais diversas situações. Como por exemplo saber usar os recursos certos para cada uma delas: tocar dentro de lugares fechados e abertos, tocar ao vivo, em igrejas, dentro do estúdio, usando sequencers, etc.



Estudo de todos os ritmos possíveis





Nas aulas e workshop`s o aluno dispõe de cd`s e vídeo aulas em DVD`s para aprimorar as condições técnicas no estudo de ritmos, além de contar com grande material didático sobre o assunto. Todos esses ritmos são divididos em três partes: a primeira parte o aluno aprende a base, na segunda parte o domínio das técnicas principais e na terceira os floreios avançados.



Material de pesquisa para o aluno



O aluno conta com revistas especializadas de bateria atualizada todo mês, “modern drummer” e revista batera&percussão”, acervos com mais de 400 revistas. Além de livros sobre música e teoria.

Xerox de livros antigos e apostilas dos mais respeitados sites sobre estudo de bateria.



Cronograma de ensino por níveis:

Cada nível é dividido em 30 horas de aula e 1 módulo de 2 níveis, no total de 60 horas cada módulo. Módulo 01 (básico) , Módulo 02 (intermediário), Módulo 03 (avançado) e Módulo 04 (semi-profissional).



Nível 01 – iniciante 01 Módulo 01 – iniciação ad estudo da teoria musical aplicada na bateria parte 1 -neste nível o aluno estuda as primeiras técnicas sobre a bateria, iniciação em teoria musical. Noções sobre postura e estudo da pegada.



Teoria musical – noções de tempo, andamentos, divisões básicas em compassos simples quaternários.

Apostila – estudo das primeiras figuras musicais. (valores positivos e negativos), noções iniciais em teoria musical, semibreve, mínima, semínima, colcheia e semicolcheia.



Prática – noções de postura e pegada, estudo de ritmos básicos, estudo de coordenação motora básica. Aprende-se também regras sobre montagem da bateria.



Nível 02 – iniciante 02 Módulo 01 - iniciação ad estudo da teoria musical aplicada na bateria parte 2



Teoria musical – aprimoramento do uso das figuras musicais, fechamento do estudo das 11 combinações de semicolcheias e suas pausas.



Prática – estudo mais aprofundado de independência e coordenação motora, aplicação de ritmos variados, e seu uso na música.



Nível 03 – intermediário 01 Módulo 02 - estudo aplicado da coordenação motora para bateria parte 1



Teoria musical – estudo aprofundado em coordenação motora e independência, com exercícios de dificuldade avançada. Estudo do uso das principais peças da bateria em sistema de leitura.



Prática – iniciação a musicalidade com o desenvolvimento do uso de sequencers simples, com o intuito de começar a preparar o aluno para atuação em bandas, igrejas, etc.

Noções do uso de metrônomo.



Nível 04 – intermediário 02 Módulo 02 - – estudo aplicado da coordenação motora para bateria parte 2



Teoria musical – desenvolvimento teórico em relação a leitura dinâmica, e a aplicação real do uso desses recursos. Aprimoramento teórico com leitura a primeira vista e noções avançadas de coordenação motora e independência.



Prática – estudo e aprimoramento do uso de sequencers e noções básicas de gravações em estúdios profissionais. Estudo avançado de ritmos dos 5 continentes e desenvolvimento do uso do metrônomo em exercícios avançados de andamentos.



Nível 05 – avançado 01 Módulo 03 - estudo aplicado da dinâmica com o uso de acentuações.





Teoria musical – estudo avançado de independência e coordenação motora aplicada. Desenvolvimento da dinâmica e iniciação ao uso de acentuações em todos os tempos e sub tempos dos compassos.



Prática – aplicação de sequencers com variações de dinâmica e andamento. Uso de acentuações em diversos ritmos latinos como por exemplo: salsa, reggae, merenge, bolero soca, entre outros.



Nível 06 – avançado 02 – Módulo 03 - estudo aplicado do uso do drag, rufo de pressão e acentuações



Teoria musical – iniciação ao estudo de vários tipos de drags, e sua aplicação em ritmos avançados. Desenvolvimento de resistência e uso do rufo de pressão “Buzz Roll”, muito usado pelas forças armadas de todo o mundo.



Prática – aplicação do uso das técnicas usadas em todos os níveis até agora, com ênfase da aplicação em ritmos de todos os gêneros musicais. Início da preparação para atuação em bandas semi-profissionais e profissionais, assim como um preparatório básico em relação a prova de carteira de músico profissional, que é feita no Rio de Janeiro.



Nível 07 – semi-profissional 01 – Módulo 04 - estudo aplicado das tercinas (quiálteras de três) em ritmos e coordenação.



Teoria musical – iniciação ao uso das divisões irregulares como o uso da tercinas (quiálteras de três), onde aprende-se o domínio e aplicação em ritmos latinos principalmente. Desenvolvimento aplicado de polirritimia.



Prática – iniciação a nova etapa de coordenação motora voltada para a polirritimia avançada, com aplicação em ritmos latinos e elaboração de solos pelos alunos. preparação para gravação de cd (simulação de gravação profissional por canal). O aluno têm o direito de gravar um cd próprio seqüenciado.



Nível 08 – semi-profissional 02 – Módulo 04 - estudo aplicado das quiálteras de meio tempo em ritmos e coordenação aplicada



Teoria musical – iniciação do uso de quiálteras de meio tempo, e sua aplicação em exercícios avançados de coordenação motora e independência. Aplicação das divisões irregulares de tercinas e quiálteras de meio tempo em um só exercício.



Prática – revisão de todos os ritmos já estudados, e uma reformulação dos mesmos por meio de uso de técnicas avançadas para aplicação em shows e atuações em bandas, igrejas, etc. preparatório para provas de outras capitais, assim como para faculdade de música e escolas com formação profissionalizante.



Nível 09 – profissionalizante 01 – Módulo 05 – iniciação avançada do uso da leitura e aplicação dos tempos irregulares e uso de fusas nos principais ritmos do mundo.





Teoria musical – introdução a noções de tempos irregulares, e suas principais divisões dentro dos ritmos mais usados, desenvolvimento de independência na música e coordenação motora para melhorar a maneira de executar música.



Prática - estudo avançado dos ritmos mais usados por bandas musicais, onde o aluno se prepara para uma eventual contratação em bandas semi-profissionais e profissionais. Além é claro de prestar um teste para aprovação na O . M. B /RJ, com sede em Macaé / RJ, para adquirir a carteira de músico prático, com prova feita na delegacia de música em Macaé / RJ, com o Delegado regional José Fernandes, e com a apoio total do Curso de bateria Gustavo Teixeira.



Nível 10 – profissionalizante 02 – Módulo 05 – estudo avançado do uso de pedal duplo, com a técnica moderno do “espelho”



Teoria musical – uso de métodos aplicados em: controle extremo do pedal duplo, coordenação dos membros inferiores, resistência, estudo de exercícios de musculação para preparação e fortalecimento dos músculos, com a intenção de tornear a musculatura exigida para se obter velocidade. Desenvolvimento da velocidade e musicalidade. Noções do uso de tempos irregulares e aplicações ao uso de pedal duplo.



Prática – desenvolvimento de resistência extrema, aplicação de sequencers com o uso de pedal duplo, estudo das melhores posições para melhorar a maneira de usar o pedal duplo, sistema aplicado de independência e coordenação motora avançada para pedal duplo.





Workshop`s periódicos - ( todos com certificação )



No decorrer dos meses sempre terá workshop`s especiais parta os alunos matriculados, afim de complementar os estudos em sala de aula, ale, é claro de certificação em todos eles, e aprimoramento e esclarecimentos em relação as principais dúvidas do futuros bateristas e bateristas já experientes.



Workshop de afinação – neste o aluno tira suas dúvidas sobre esta, que é com certeza uma das mais pertinentes de todos os bateristas, sejam eles, novatos ou experientes. Neste workshop o aluno dispõe de apostila aprovada pela Odery Drums, e reconhece todos os pontos pelo os quais terá total noção de com aplicar na sua bateria.



Workshop de pedal duplo – voltado para o conhecimento amplo da utilização deste recurso que é muito exigido na música moderna, e que esta presente em 8 de 10 bateristas modernos. Conhecimento da aplicação, aproach, regulagens básicas, leitura de exercícios básicos, desenvolvimento da musicalidade, resistência e controle.



Workshop de solos - esclarecimento de diversos pontos importantes para o desenvolvimento de solos, personalidade musical na construção de solos, estudo de clichês para desenvolvimento de solos: básico, intermediários e avançados. Controle da resistência e economia de movimentos, maneiras corretas de montagem da bateria.



Workshop sobre pratos – neste o participante têm uma noção sobre como são feitos os principais tipos de pratos, a origem, os materiais usados e os tipos de pratos por categoria.



Workshop de comportamento do baterista – neste o participante é submetido a presenciar a performance de vários alunos experientes, afim de constatar os diferentes campos de atuação do baterista. È importante ressaltar que o tema trabalhado é como o baterista deve se portar em meio as diversas e amplas exigências do mercado, assim como sua relação aos tipos de técnicas usadas para cada estilo musical.



Obs: Os Workshop`s só são marcados com um número mínimo de 10 alunos.





Obs: todos os workshop`s têm sorteio de brindes diversos.



Material didático usado



Todo material que é usado dentro do curso, só poderá sair em forma de xerox, sendo fotocópias dos livros usados para complementar os estudos, apenas poderão sair da sala de aula os arquivos digitalizados de exercícios e apostila compradas pelos alunos.









Bateria usada para as aulas



Tama Superstar Hiperdrive Custom com: tons de 8”x6.5”, 10”x 6.5” e 12”x7”. Surdos de 14”x14” e 16”x16” de chão, bumbo 22”x18” e caixa de 14”x5.5”. pedal duplo Tama Iron Cobra.

Ferragens todas Tama Road Pro e Gibraltar. Equipamentos de percussão LP e CP/LP.

Pratos Agean – (AGEAN CYMBALS) Turquia – patrocínio – “endorsee” 20 pratos no total.

Hi-hat Regular Hats AGEAN 14” Custom Brilhant. Hi-hat mini hats hole AGEAN Stoned 10”, splash`s 6” e 8” AGEAN Custom, splash AGEAN Stoned 9”, splash AGEAN Rock Master 12”

Bells 6”, 8” 10” AGEAN Stoned, Mini China AGEAN Legend 10”, Mini china AGEAN Custom Brilhant 12”, Paper Thin Crash AGEAN Custom Brilhant 16”, Thin Crash AGEAN custom 14” e 18”

Rock Crash AGEAN Rock Master 19”, China AGEAN Custom 17” e Ride AGEAN Ping Ride Custom 20”.





Estúdio para gravações / Laboratório para desenvolvimento do aluno



O aluno terá aulas em uma sala de aula estúdio especialmente preparada para aulas gravadas. Além do aluno ter aulas ele poderá ter gravações com sua banda com um desconto muito bom!



Todo equipamento usado é profissional. Sendo usado um computador Pentium 4 equipado com placa de som M-Audio LT 1010, mesa de som semi-digital da Behringer de 16 canais, sendo 8 canais balanceados para gravação analógico/digital profissional. Microfones Lesson e Shure. Cabos Santo Ângelo balanceados para gravação. Amplificador Ciclotron BDK 720 e DB720 com duas caixas TAW, duas caixas polyvox profissionais para retorno, duas caixa sistema PA LoudVox Profissionais, sistema de monitoração com caixa Behringer Ms16 e Caixas Sony Sub Woofer.





Planos de aulas



Plano A – 4 aulas de uma hora – mensalidade R$80.00 – ( oitenta reais )

Matrículua de R$15,00



Plano B – 8 aulas de uma hora – mensalidade R$160.00 – cento e sessenta reais )

Matrícula de R$15,00





Outros pacotes à combinar – planos de férias, etc!







vejam meus trabalhos no you tube – www.youtube.com/gustavobateras

www.gustavoteixeira2010.blogspot.com e www.fahrenheit300trio.blogspot.com